Participe de pesquisa sobre violência contra educadores no Brasil

Estudo online é do Observatório Nacional da Violência contra Educadores e vai investigar o legado de movimentos antigênero e “escola sem partido” para a educação do país

Homem negro, de camisa azul, cabelo preto curto, sorrindo, segurando um caderno branco, com as palavras Responda nossa pesquisa sobre violência contra educadores no Brasil e defenda a ciência brasileira. Abaixo tem os logos do Observatório Nacional da Violência contra Educadores, da UFF, da Pró-reitoria de extensão da UFF, e do Ministério da Educação.

O Observatório Nacional da Violência contra Educadoras/es (ONVE), sediado na Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF) e criado em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (SECADI) do Ministério da Educação (MEC), está conduzindo a pesquisa A violência contra educadores como ameaça à educação democrática: um estudo sobre a perseguição de educadores no Brasil. O estudo tem caráter nacional e é dedicado a investigar as diversas formas de violência contra as liberdades de aprender e de ensinar enfrentadas por profissionais da educação no Brasil.

Com abrangência em todos os níveis de ensino e em todas as regiões do país, essa pesquisa busca mapear a situação atual por meio de um questionário online cujos dados gerados irão contribuir para a formulação de políticas públicas e estratégias de apoio concretas. A pesquisa é voltada a estudar o impacto, sobre o cotidiano de educadoras/es da educação básica e do ensino superior, da mobilização de movimentos conservadores e ultraconservadores contra o que eles chamam de “ideologia de gênero” e de “combate à doutrinação”.

A participação nesta pesquisa é voluntária e os resultados esperados incluem um diagnóstico da violência contra educadoras/es em nosso país e a elaboração, pelo Observatório, de protocolos de acolhimento para educadoras/es que enfrentam situações de violência no exercício de suas funções.

Responda a pesquisa aqui

Sobre o Observatório

O Observatório Nacional da Violência contra Educadoras/es (ONVE) é um projeto de extensão sediado na Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), que congrega pesquisadores/as de diversas instituições de ensino e pesquisa, estudantes de graduação e pós-graduação e membros de coletivos da educação. Nosso foco está na promoção da educação democrática e no enfrentamento às diversas formas de violência que afetam as/os educadoras/es no Brasil.

Em parceria com o Ministério da Educação (MEC), o ONVE tem um caráter interinstitucional e realiza essa pesquisa nacional em parceria com o Núcleo de Estudos em Educação Democrática (NEED/UFF). Nós aqui do Professores contra o Escola sem Partido somos um dos parceiros do projeto.

Como ajudar

Quer ajudar a difundir a pesquisa? Envie um email para onvecontato@proton.me pedindo o material de divulgação e espalhe para suas e seus colegas de profissão. Muito obrigada!

Deixe um comentário