No sábado passado, dia 1 de julho, o nosso colega e professor da UFF Fernando Penna teve a confirmação de seu convite para participar da mesa da audiência pública “A liberdade de expressão em sala de aula” no Senado, organizada pelo senador Cristovam Buarque (PPS-DF). Entre os convidados constavam Demétrio Magnoli, Luiz Pondé e Miguel Nagib.
Nós decidimos, na condição de movimento que busca arregimentar e informar todos os professores e professoras contra o “escola sem partido”, escrever um documento e coletar assinaturas para ele, buscando mostrar que o professor Fernando Penna falava ali por várias organizações da sociedade civil que são contra o projeto.
Começamos a divulgar o documento e pedir assinaturas. Foi impressionante a adesão tanto de indivíduos quanto de entes coletivos. Até o momento, início da noite de 7 de julho, conseguimos assinaturas de mais de 100 associações, grupos de pesquisa, movimentos sociais, sindicatos e afins. Tem sido emocionante!
Infelizmente a audiência, que seria hoje, foi cancelada sem grandes explicações. O senado comunicou o cancelamento algumas poucas horas antes do professor Fernando pegar o avião para Brasília. No entanto, isso significa mais tempo para nos organizarmos. E certamente faremos ele valer!
O documento abaixo é uma lista PARCIAL das assinaturas que conseguimos até agora. Podemos ver que começa a aparecer um movimento nacional de resistência a estes projetos. Juntos e juntas somos mais fortes! A luta continua!