Por meio desta, apresentamos nosso repúdio às perseguições promovidas pelas secretarias municipal e estadual do Rio de Janeiro aos professores Flávia Rodrigues e Pedro Mara, respectivamente. Percebemos nessas atitudes uma clara estigmatização de condutas e práticas que, ou não se relacionam com questões profissionais docentes, ou são direitos fundamentais para o exercício dessas funções. No caso do professor Pedro Mara, a denúncia aceita pela Secretaria Estadual de Educação por apologia às drogas – aparentemente motivado por uma tatuagem – além de infundada, foi totalmente distorcida; não obstante, ela levou à condenação do professor por acusações não relacionadas com o início do processo. Lamentável presenciar um professor democraticamente eleito para diretor de colégio tendo que ser afastado do cargo por tamanha coleção de absurdos.
A situação da professora Flávia Rodrigues apresenta outros agravantes. A sua retirada da escola e das turmas onde desenvolvia um trabalho de destaque é não só uma afronta a uma carreira docente respeitável, mas também ao seu papel como representante sindical do SEPE-RJ, legitimamente eleita pela comunidade escolar da qual faz parte. O motivo do cerco, a divulgação de um cartaz nas dependências do colégio com informações sobre os problemas da rede amplamente discutidos pelo sindicato da categoria, não pode ser aceito por qualquer sociedade que se pretenda democrática. Reconhecendo nessas perseguições um embasamento semelhante ao utilizado pelo famigerado “escola sem partido”, notável promotor da censura na educação, torna-se ainda mais importante nos posicionarmos contra essas situações.
Dessa forma, assumimos aqui uma posição de profunda solidariedade para com os professores Mara e Rodrigues e acusamos a conduta das atuais gestões das Secretarias Estadual e Municipal do Rio de Janeira como promotoras de práticas autoritárias injustificáveis. De todos os momentos recentes do Brasil, hoje é ainda mais importante defendermos a democracia e os direitos fundamentais.
FONTES:
“Nota oficial sobre a perseguição à professora Flávia Rodrigues”
http://www.seperj.org.br/ver_noticia.php?cod_noticia=16334
“Moção de repúdio da ADUFF contra a perseguição à professora Flavia Rodrigues”
http://www.seperj.org.br/ver_noticia.php?cod_noticia=16494
“Maconha: Bolsonaro pede afastamento de professor que tem tatuagem no antebraço”
Depoimento de Pedro Mara sobre a perseguição (1)
https://www.facebook.com/pedro.mara.5/posts/1693380930744618
Depoimento de Pedro Mara sobre a perseguição (2)
https://www.facebook.com/pedro.mara.5/posts/1740027752746602
Depoimento de Pedro Mara sobre a perseguição (3)
https://www.facebook.com/pedro.mara.5/videos/1684924318256946/
Depoimento de Pedro mara sobre a perseguição (4)
Depoimento de Pedro Mara sobre a perseguição (5)
Depoimento de Pedro Mara sobre a perseguição (6)
https://www.facebook.com/pedro.mara.5/posts/1683353198414058
Depoimento de Pedro Mara sobre a perseguição (7)
Depoimento de Pedro Mara sobre a perseguição (8)
https://www.facebook.com/pedro.mara.5/posts/1778060358943341