Essa semana, o caso de um professor do Espírito Santo que ministrou uma aula de História da Segunda Guerra Mundial caracterizado como nazista trouxe de volta um debate que, infelizmente, ainda precisa ser feito. Quais os limites éticos da atuação docente no que diz respeito a certas temáticas e assuntos? Especialmente no que diz respeito a algo tão importante quanto à crítica e o combate ao fascismo, em que ponto nós professores corremos o perigo de cruzar a linha e nos transformarmos em reprodutores de uma das visões de mundo mais perigosas e destrutivas da contemporaneidade?

Você pode escutar o programa pelo seu app de podcast preferido na busca, adicionando nosso feed, acessando Anchor ou Spotify ou Deezer ou Itunes, assim como qualquer outro app agregador de podcasts.
Participantes
Luiza Brandão
Diogo Salles
–
Músicas usadas no programa: “Tank!”, composição de Yoko Kano, performance de The Seatbelts, direitos reservados a Victor Entertainment.
–
O PCESP Podcast é um programa mensal sobre política e educação, e tudo o mais que eventualmente couber dentro disso. O Professores Contra o Escola Sem Partido é um grupo de estudos e um coletivo de militância por uma educação democrática radical e plural, donde o Movimento Educação Democrática, nosso filho mais novo. Os episódios saem mensalmente, toda segunda semana do mês 😉
–
Elogios, críticas, dúvidas, sugestões? Fala com a gente!
professorescontraoesp@gmail.com
–
Somos uma parceria entre
Professores contra o Escola Sem Partido
www.facebook.com/contraoescolasempartido/
professorescontraoescolasempartido.wordpress.com
twitter.com/profscontraoesp
Instagram: @profscontraoesp
www.youtube.com/channel/UCaSgr2xAd3PxuNMuKEyJ08Q
–
Sobre História Podcast
www.facebook.com/sobrehistoria.podcast/
@sobrehistoriapodcast
www.sobrehistoria.blog.br
–
Movimento Educação Democrática
www.facebook.com/moveducacaodemocratica/
Instagram: @moveducacaodemocratica
–
Links citados e outras fontes
Professor de História se veste de nazista para dar aula no Espírito Santo
Foto de professor fantasiado de nazista viraliza nas redes
Análise do tratamento dado ao caso pela reportagem do portal Gazeta Online
O caso da aula em Recife é apologia ao nazismo? (2017)
*
A lição de Umberto Eco contra o fascismo eterno
Walter Benjamin: A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica
Triumph of the Will and the Cinematic Language of Propaganda (legendas em português)