Sobre o PCESP

O Professores contra o Escola Sem Partido começou como uma página no Facebook de reunião e divulgação de notícias relativas aos avanços do movimento de mesmo nome, “Escola Sem Partido”. Somos um observatório de professoras e pesquisadoras da Educação que estudam, para combater, os movimentos e estratégias de censura da educação. Para combater estes retrocessos buscamos em nossas produções informar e produzir conteúdo de análise sobre o avanço da censura ultraconservadora.

Em 2022 este coletivo é formado pelos professores e pesquisadores Amanda Mendonça, Carina Martins, Fernanda Moura, Fernando Penna e Renata Aquino.

AMANDA MENDONÇA é professora de sociologia e tem experiência na área de sociologia da educação, atuando principalmente nos seguintes temas: sociologia da educação, gênero, educação, laicidade e Políticas Públicas. É Pós-doutora em educação, doutora em Política Social e é mestre em educação. Atualmente é professora da graduação e do PPGedu na Faculdade de Formação de Professores da UERJ. Integra o Observatório da Laicidade na Educação – OLÉ e o grupo de pesquisa Gêneros, Sexualidades e Diversidades nos Vários EspaçosTempos Cotidianos, onde atualmente estuda conservadorismos transnacionais e perseguição a docentes e pesquisadores brasileiros.

  FERNANDA MOURA é professora de História. Doutoranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e bolsista Capes. É mestra em Ensino de História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), especialista em Gênero e Sexualidade pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e bacharel e licenciada em história pela mesma universidade. É integrante do coletivo Professores contra o Escola sem Partido e do Observatório da Laicidade na Educação (OLÉ-UFF).

FERNANDO PENNA é professor de história, atualmente professor de Pesquisa e Prática de Ensino de História na Universidade Federal Fluminense.

RENATA DA CONCEIÇÃO AQUINO DA SILVA é professora de história, pesquisadora da censura na educação e de humanidades digitais, especificamente digitalização da política pelas novas mídias. Mestra em Ensino de História e Historiografia no PPGHS – FFP/UERJ.

Nosso e-mail para contato é: professorescontraoesp@gmail.com.

perfil soundcloud

6 comentários

  1. Vocês me bloqueram no facebook hoje 07/07/2016 (https://www.facebook.com/contraoescolasempartido).. Está registrado. Não aceitaram os debates, não são democráticos e não diplomáticos. Infelizmente, não conseguiram manter um diálogo com os que pensam diferente de vocês, da escolasempartido.org.
    Registro aqui, meu veemente descrédito a vocês, que DESEJAM DEMOCRACIA, MAS INIBIRAM MEU USO NOS POSTS DO FACEBOOK DA “CONTRA A ESCOLA SEM PARTIDO”. Lamentável!!!
    Não adianta apagar esta mensagem, já tirei print, como documento!
    Escola SEM DOUTRINAÇÃO NUNCA! Escola para Ensinar sempre!

    Curtir

    1. Pessoa anônima, nós só bloqueamos quem desrespeita as regras de convivência da página, que estão disponíveis em nossa descrição. Pedimos que você releia as regras em nossa página.

      Curtir

  2. Prezados, bom dia! Gostaria de maiores informações sobre quem são vocês. Digo, o grupo organizador. São professores da rede privada? Da rede pública? Da escola básica? Pertencem a alguma organização de classe? São de várias regiões do país? Ou de uma única região? Faço essas questões partindo da leitura da seção “Sobre o PCESP” desse site e por interesse pela luta. Obrigada!

    Curtir

Deixe um comentário